A indicação clássica é o tratamento das rugas na testa, entre as sobrancelhas e nos pés-de-galinha, suavizando estas rugas e levando a um aspecto mais jovial e bonito. Os vincos, que são os sulcos que se formam independente da contração muscular devem ser tratados com preenchimentos faciais.
As indesejáveis rugas e vincos situados nos lábios podem ser atenuados com emprego de dermoabrasão. Não há indicação de toxina botulínica nestes casos.
A aplicação cuidadosa pode produzir leve elevação da parte lateral da sobrancelha, dando um aspecto suavemente mais jovial. Queda dos supercílios e sobras de pele nas pálpebras superiores devem ser tratadas com blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e elevação cirurgica dos supercílios para obtenção de resultados mais eficazes e duradouros. Preenchimentos faciais são procedimentos pouco invasivos e paliativos que procuram amenizar rugas estáticas (que marcam mesmo sem a contração muscular) e sulcos ou vincos marcados na face. Está indicada em pacientes com rugas principalmente peri-orais (“bigode chinês”), sulco nasogeniano e para melhorar contorno e volume labial. As aplicações são feitas no consultório, com anestesia tópica (pomada anestésica) sem a necessidade de internação. A aplicação produz discreto inchaço e vermelhidão local, que desaparecem após 24-48 horas. Diversos tipos de preenchimentos estão a disposição no mercado e só o seu médico pode indicar a melhor opção para o seu caso.